Como corrigir erros cometidos na declaração do IR?

Anualmente milhares de pessoas fazem a declaração do imposto de renda. No documento online, os cidadãos precisam relatar todos os seus bens. Caso haja o preenchimento errado de alguma informação, erro na digitação, ou o esquecimento de algum bem, isto pode fazer com que a declaração do imposto cai na malha fina.

Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)

O IRPF é um documento gerenciado pela Receita Federal que deve ser preenchido por todos aqueles que receberam rendimentos tributáveis anual acima de R$28.559,70. E rendimento não tributável anual superior a R$40.000,00.

A Receita Federal disponibiliza em seu site oficial o programa que deve ser baixado para realizar o preenchimento da declaração. Esta é uma forma de controlar quais foram os rendimentos do cidadão brasileiros, e verificar se todos os impostos foram corretamente pagos.

Existe um período estabelecido para elaborar a declaração. É necessário cumprir com as datas divulgadas. Depois de enviado a Receita, o declarante pode consultar o resultado do processamento no extrato IR, também disponível no site.

Erros comuns na declaração do imposto de renda

No momento do preenchimento do IRPF algumas pessoas cometem erros que podem causar complicações. Embora todos saibam que a sonegação de imposto é crime, por descuido acabam se prejudicando.

Vale lembrar que caso a Receita Federal constate que o declarante pagou um valor superior ao que deveria, o órgão realiza a reinstituição do IRPF devolvendo o valor à mais.

Normalmente os erros são:

  • Erro na digitação;
  • Informar dados diferentes do que os constatados na fonte de informação;
  • Omitir rendimentos próprio ou dos dependentes;
  • Repetir o dependente em mais de uma declaração;
  • Quando em condição de inquilino, deixar de declarar o aluguel pago.

O que fazer para corrigir os erros na declaração do IRPF?

Assim que perceber que houve algum erro no momento da declaração, o ideal é procurar reajustar o documento antes que seja feita o processamento da Receita Federal.

Para isso, basta acessar o site da Receita e no item ‘Declaração’ escolher a opção ‘Retificação’. O portal orienta quais os prazos e condições permitem que a declaração seja alterada, e ainda dá a opção de refazer o documento via internet.