Como Encontrar Empregos para Deficientes?

Concorrer a uma vaga no mercado de trabalho tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil, especialmente para os portadores de deficiência que ainda encontram dificuldades de aceitação e oportunidades escassas. Infelizmente, o mercado ainda é bastante preconceituoso e inflexível sobre esse assunto.

3

Por outro lado, muitos sites, associações e instituições passaram a olhar com mais carinho para as necessidades dos portadores de deficiência e, hoje, promovem a oferta de vagas exclusivas para PCD.

Se você é deficiente e está em busca de uma nova oportunidade de emprego, conheça as dicas que trouxemos prepare-se para entrar no mercado de trabalho com tudo!

Deficiente Online

No site Deficiente Online, é possível encontrar vagas em todos os estados brasileiros e ainda filtrar os resultados por cidade, escolaridade e palavra-chave.

O site é focado em profissionais com deficiência e, além de vagas de emprego, oferece também diversos materiais interessantes como leis, notícias e artigos úteis para portadores de deficiência.

Vagas.com.br

Atualmente, há mais de 700 vagas em aberto para pessoas com deficiência no site Vagas.com.br.

O candidato pode escolher a cidade, a área de atuação e o nível desejado para encontrar a vaga perfeita de acordo com o seu perfil.

InfoJobs

InfoJobs é uma plataforma de oportunidades profissionais que existe desde 2004 e oferece um espaço incrível para empresas e candidatos que querem anunciar ou encontrar uma nova vaga de emprego, inclusive os portadores de deficiência.

O filtro de buscas da InfoJobs é excelente e permite que você refine os resultados a partir dos seguintes filtros: estado, cidade, área profissional, especialização, cargo, empresa, tipo de contrato, data de publicação da vaga, faixa salarial e tipo de deficiência.

Catho

Pioneira no segmento de plataforma online de vagas de emprego, a Catho oferece vagas para portadores de deficiência e promove a inclusão desses profissionais no mercado de trabalho.

Os profissionais que utilizam a plataforma precisam pagar uma mensalidade, mas a assinatura para portadores de deficiência é gratuita!

Milhares de vagas estão disponíveis nas mais diversas áreas de atuação e também é possível encontrar cargos por ordem alfabética.

Fique de olho nos seus direitos!

O Artigo 93 da Lei nº 8.213 de 24 de julho de 1991, também conhecida como “Lei de Cotas”, prevê que empresas com mais de 100 funcionários são obrigadas a preencher de 2% a 5% do seu quadro de funcionários com portadores de deficiência ou beneficiários reabilitados.

2

Veja a proporção de acordo com o número de funcionários:

  • Até 200 funcionários: 2%
  • De 201 a 500 funcionários: 3%
  • De 501 a 1000 funcionários: 4%
  • De 1001 em diante funcionários: 5%

Se você desconfia que alguma empresa não está respeitando a lei, faça uma denúncia. Os órgãos que acompanham isso de perto são o Ministério do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho.

A empresa que descumprir a lei terá que pagar uma multa que será calculada com base no número de funcionários com deficiência não contratados.

Faça valer os seus direitos e boa sorte na busca por uma vaga!