Como fazer cursos profissionalizantes de forma gratuita

Cursos profissionalizantes possuem como proposta principal tornar o profissional capacitado para entrar no mercado rapidamente. São de curta duração e focados na prática profissional, tornando o recém formado apto para estudar assim que as aulas finalizam. Para quem tem interesse temos boas dicas de cursos profissionalizantes gratuitos. Saiba mais!

Como fazer um curso profissionalizante gratuitamente

Muitas escolas oferecem cursos profissionalizantes grátis e com nome forte no mercado. Um bom exemplo. Um bom exemplo é o Senai, com unidades de ensino em diversas capitais brasileiras e com cursos de curta duração gratuitos ou de baixo custo. O Senai MG oferece cursos na área de mecânica, de elétrica e algumas semelhantes com preço baixo e ótimo material de estudo.

O Senac também é uma ótima dica. Mesmo sendo a maioria dos cursos pagos, há bolsas de estudos para alunos de baixa renda. Basta procurar uma das unidades de ensino e se informar como faz para concorrer e quais os temas das aulas disponíveis. A escola é referência em ensino técnico em todo o Brasil e sua certificação é muito apreciada no mercado de trabalho. 

Há ainda como opção os cursos do Pronatec. Em algumas cidades brasileiras há vagas disponíveis para quem já concluiu o ensino médio, com especial ênfase a quem é um beneficiário de bolsas assistenciais do Governo. Os temas são os mais variados, indo de auxiliar administrativo a mecânica. 

Muitas escolas pagas também sorteiam bolsas de estudos. Vale entrar nos sites de endereços próximos à residências se informar sobre possíveis vagas de bolsas para cursos técnicos. Também vale ficar ligado em sites de universidades, faculdades, cursos de idiomas e cursinhos para vestibular que também ofertam bolsas para quem quer incrementar ainda mais o currículo. 

Dicas de como escolher um curso profissionalizante

A oferta de escolas com cursos é grande e nem sempre as instituições de ensino pensam no mercado ou no aluno. Elas precisam de lucro e por isso oferecem todo o tipo de curso. Vale pesquisar um pouco antes da matrícula. 

Um dos pontos importantes a serem analisados é a oferta de mão de obra de uma determinada área em sua cidade. Há muitos cursos de um mesmo tema? Possivelmente os profissionais estão se esbarrando em busca de vagas e os salários estão muito baixo. Quando há poucas turmas e sempre vagas anunciadas para uma área, esse é seu curso ideal. 

Cursos novos no geral surgem porque há demanda de mão de obra e poucos profissionais. É um bom momento para apostar na escolha, em especial na área de tecnologia. Mão de obra para celulares e smarthphones sempre é requisitada e pode ganhar dinheiro como profissional liberal ou trabalhando para uma empresa. 

É um bom avaliador também áreas que são constantes. Alimentação, mecânica de carros e estética são setores os quais sofrem pouco com as crises financeiras e se mantém constante. Avalie se a sua área de interesse não muda muito rápido (caso de informática, por exemplo) e você não vai precisar fazer muitos cursos rapidamente para se manter atualizado.