Como tirar 1000 da redação do ENEM

A nota máxima na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é 1000. Um sonho? Na verdade não. Cada vez mais alunos estão alcançando a pontuação máxima porque conseguem criar um bom texto. Não é difícil e para isso temos algumas boas dicas a seguir. 

É possível tirar 1000 da redação do ENEM?

O modelo de redação cobrado na prova do Enem é do tipo dissertação. O aluno necessita explanar sobre o tema, desenvolver uma linha de raciocínio se posicionado a favor ou contra e dando os seus argumentos. Este tipo de texto é cobrado tanto no Exame Nacional como em vestibulares e concursos.

O mais importante a saber é: tirar a nota máxima no Enem é totalmente possível. Na verdade é cada vez mais comuns os alunos alcançarem a pontuação 1000 na prova do Enem porque estão mais atentos aos detalhes. 

Dicas para tirar 1000 da redação do ENEM

A redação é uma sub disciplina de português com tanta importância quanto as demais. Muitos estudantes a subestimam, tentando fazer uma boa prova de improviso. Redação necessita de treino e revisão para aprimoramento tanto quanto as outras disciplinas. 

Mais dicas são:

Atente para a gramática – erros de português valem décimos na prova mas são importantes. Se não tem certeza de como uma palavra é escrita o melhor é buscar uma alternativa correspondente de fácil correção. 

Faça uso de no máximo cinco parágrafos – cada parágrafo depende uma ideia ou lança pontos positivos e negativos. Organize seu texto de forma a ser de fácil leitura não dividindo demais por excesso de parágrafo. O ideal é cada bloco ter no máximo cinco linhas.

Não sabe a fonte? Não cite – o pior erro de uma redação do Enem é citar uma frase sem o nome do autor ou uma pesquisa sem o órgão. Soltar números a esmo ou frases de efeito errando o autor são grandes gafes que podem custar uma pontuação da nota.

Argumente seu ponto de vista – uma boa argumentação rende pontuação extra. Ela deve explicar o porquê da escolha do seu ponto de vista. Quanto mais criativo for e mais embasar seu argumento, maior a pontuação. 

Cuidado com o escapismo do tema – leia com atenção a proposta da redação e tenha certeza de a ter compreendido bem. Nada de citar exemplos sem qualquer relação ou argumentar sobre algo semelhante. Atenha-se à temática do começo ao fim da redação. 

Releia o texto várias  vezes – como você escreveu a redação alguns erros de grafia podem passar em branco. Atenção ao passar a limpo e paciência para não errar na escrita.

Como se preparar para uma boa redação do Enem

O trabalho dentro de sala de aula é importante, mas fora dela também. Como o tema da redação do Enem não é anunciado antes, é preciso estar preparado para tudo. As dicas dos professores especialistas são:

  • Fique ligado nas atualidades – para ter boas informações sobre qualquer tema é preciso ler muito;
  • Leia muitos livros – aumente seu vocabulário lendo e procurando o significado de palavras desconhecidas;
  • Escreva uma redação por semana – isso vai te dar um bom treino até a prova.