Quem pode fazer o cartão cidadão?

Você sabia que o cartão cidadão garante diversas facilidades para o beneficiado que o utiliza? Com tanta burocracia para adquirir serviços bancários e previdenciários, é importante estar ciente de alguns instrumentos que podem facilitar o seu dia-a-dia. Quer entender um pouco mais sobre o cartão cidadão e saber quem pode fazê-lo? Veja as informações a seguir e descubra se você preenche os requisitos.

O que é o cartão cidadão?

O cartão cidadão facilita o acesso a serviços sociais e é um beneficio utilizado por pessoas que têm valores a receber tais como o FGTS, seguro desemprego e o PIS, que são direitos trabalhistas. Para receber esses direitos, é necessário verificar se você preenche os requisitos.  Confirme se você tem acesso e veja como receber o pagamento do PIS.

O abono salarial é um valor disponível para os trabalhadores de empresa privada cadastrados a mais de 5 anos que recebem até dois salários mínimos. Quem está de acordo com esta situação, mas não sabe quanto irá receber, deve consultar saldo PIS 2019 e se informar.

Quais as vantagens?

Para os trabalhadores que têm benefícios, tais como os já mencionados acima, o cartão irá permitir o fácil acesso a saldos dos valores, saques em vários postos, impressão de extratos, sacar valores do Bolsa Família, pagamento direto com o cartão nos canais autorizados pela Caixa Econômica Federal. Sem contar que o cartão permite que você faça saques em diversos postos próximos a você.

Quem pode fazer?

Como este benefício fica disponível para quem tem um valor de direito trabalhista a receber, é provável que você possa solicitá-lo. Se você é um trabalhador de instituição pública ou privada que já atuou com a carteira assinada significa que terá um Fundo de Garantia por Tempo de Serviço sendo acumulado, e portanto, pode realizar a solicitação do Cartão Cidadão.

Como solicitar?

Se você se encaixa no perfil de quem pode se utilizar do cartão da Caixa, saiba a seguir como você pode solicitar o seu. A boa notícia é que a aquisição do cartão é gratuita! Antes é preciso que você:

  • Esteja cadastrado no PIS/PASEP;
  • Possua o Número de Inscrição Social (NIS) ou o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT);
  • Tenha dados cadastrais atualizado com a Caixa Econômica Federal.

Se os requisitos acima estiverem regulares, você deve levar toda a sua documentação e um comprovante de renda até uma unidade da Caixa e solicitar uma senha de atendimento para o serviço. Outra opção é ligar para o número 0800-726-0207 e receber as instruções através do atendimento virtual.