Saiba como funciona o sistema de cotas no SISU

Pretende participar do SISU para conseguir uma vaga em uma universidade pública? Entenda como funciona o sistema de cotas do SISU e saiba se você pode concorrer a uma das vagas.

Se você está interessado em saber como funciona o sistema de cotas do SISU, provavelmente já sabe como é esse programa, mas se você está chegando agora, é fácil entender.

3

O SISU, Sistema de Seleção Unificado, é um programa criado pelo Governo Federal para classificar candidatos a vagas de universidades públicas com base na nota obtida por ele no ENEM. Isso significa, portanto, que para concorrer a uma dessas vagas é ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio.

Porém, não vale ter feito qualquer edição do ENEM. Só podem participar os candidatos que realizaram a última prova e que não tiraram zero na redação.

Modalidades de concorrência e tipos de cota do SISU

O SISU tem vagas reservadas para cotistas que pertencem à modalidade chamada ações afirmativas. Todas as outras pessoas pertencem à modalidade chamada ampla concorrência.

Veja quais são os tipos de cota do SISU:

  1. Candidatos que cursaram o ensino Médio em escola pública
  2. Candidatos que pertençam a uma família de baixa renda e comprovem uma renda mensal per capita de até 1 salário mínimo e ½
  3. Candidatos que sejam negros, pardos ou indígenas
  4. Algumas instituições, de acordo com políticas próprias, podem também considerar cotistas as pessoas com deficiência ou quilombolas

Portanto, se você pertence a um desses grupos e se candidata ao SISU, concorre na modalidade de ações afirmativas.

Outro ponto interessante a mencionar é que você concorrerá apenas com candidatos que possuem a mesma característica que você. Suponha que você busque uma vaga em um curso de Administração e seja um indígena. Seus concorrentes serão apenas indígenas que buscam a mesma vaga que você.

Documentação exigida

Uma das maiores dúvidas de quem vai concorrer a uma vaga pelo SISU na modalidade de ações afirmativas é sobre a documentação exigida.

2

Quando você faz sua inscrição, não precisa apresentar nenhum tipo de documento. Porém, no momento da matrícula, deverá apresentar uma série de documentos comprobatórios. Cada instituição segue seus próprios critérios de documentação.

As condições de cor e raça são autodeclaratórias e, nesses casos, não é necessário apresentar nenhum documento. Por outro lado, aqueles que concorrem por outro tipo de cota como os pertencentes a famílias de baixa renda, por exemplo, precisarão comprovar tal condição antes de efetivar a matrícula.

Quantas vagas são reservadas para cotistas?

O número de vagas reservadas para cotistas não é o mesmo em todas as edições do SISU. Além disso, a quantidade de vagas disponíveis não costuma ser divulgada abertamente antes da abertura das inscrições.

african college boy

Assim, você só saberá se o curso de seu interesse oferece vagas dentro da modalidade de ações afirmativas, ou seja, vagas para cotistas, no momento da inscrição. Ao selecionar o curso, será informado o número de vagas para cada uma das modalidades de concorrência.

São realizadas duas edições do SISU por ano, uma no primeiro semestre e outra no segundo. Fique de olho no site oficial para não perder o prazo.